Em colaboração com Cheval Liberté e Cheval Assur
Segurança dos cavalos no estábulo
Mesmo antes de acolher o seu cavalo, é essencial pensar cuidadosamente na conceção do seu alojamento. A qualidade dos materiais e a conceção dos produtos que compõem as suas instalações desempenham um papel importante na segurança do seu cavalo quando este se encontra no seu estábulo, abrigo ou cavalariça. Cheval Liberté faz questão de conceber produtos e propor equipamentos de estábulo que garantam a segurança do seu cavalo em todos os momentos.
Por exemplo, as partes superiores das frentes e divisórias de estábulos Cheval Liberté estão equipadas com um tubo redondo em vez de uma calha em forma de U, pelo que não existem arestas vivas nem riscos se um cavalo se levantar ou tentar trepar.
Além disso, se for criador ou se tiver garanhões no seu estábulo, a escolha de uma altura “Stud” superior às alturas normais , nas suas divisórias e fachadas assegurará o bom funcionamento do seu alojamento.
Acessórios como azulejos Equigomma também podem ser úteis tanto nos estábulos como noutras áreas do estábulo: zona de limpeza, duche, corredor. Estes ladrilhos absorvem os choques e evitam as quedas graças às suas propriedades antiderrapantes.
Após a chegada do seu cavalo, aconselhamos vivamente a equipar o seu estábulo com uma solução de controlo como a oferecida pela Coho.
Coho é uma câmara ligada para utilização no estábulo ou no pasto do cavalo. Está equipado com Inteligência Artificial que tira uma fotografia da caixa ou do abrigo de trinta em trinta segundos e analisa-a. Isto significa que o comportamento anormal pode ser detectado instantaneamente. Mais especificamente, o Coho analisa a posição do cavalo (de pé, deitado de lado, deitado de bruços) utilizando o seu algoritmo de Inteligência Artificial desenvolvido através da recolha de mais de um milhão de fotografias de cavalos. Avisa o proprietário quando o cavalo está deitado durante demasiado tempo, ou quando alterna entre estar de pé e estar deitado com demasiada frequência. Isto porque estes comportamentos são “anormais” e potencialmente sintomáticos de doenças como cólicas ou úlceras.
O caso específico das cólicas
De todos os riscos e acidentes possíveis, as cólicas são os mais temidos pelos proprietários de equídeos. Se forem detectadas e tratadas rapidamente, as cólicas são geralmente tratáveis. No entanto, se não for esse o caso, as consequências podem ser terríveis, ou mesmo dramáticas. Assim, se a cólica ocorrer no início da noite, é frequente e infelizmente só detectada na manhã seguinte, o que é muito tarde…
As cólicas que não são detectadas a tempo podem agravar-se e pôr em risco a vida do seu cavalo, pelo que todos os minutos contam… Além disso, a cirurgia é cara: espere pagar 5 000 euros em média por este tipo de custo. Em Cheval Assur 5 planos de despesas veterinárias prevêem o reembolso de uma cirurgia de cólica, com um limite máximo de 7.000 euros.
Mas antes de ter de tratar, a solução Coho pode ajudá-lo a prevenir este tipo de risco. Mesmo que não consiga reduzir o risco de cólicas, ajudará a detetar mais rapidamente um comportamento anormal.
O Coho não se destina a ser um instrumento de diagnóstico veterinário. Mas se, no início da noite, um cavalo estiver deitado durante mais tempo do que o habitual, a aplicação enviará um alerta ao proprietário. Cabe-lhe então a ele ligar-se à câmara e avaliar a situação, para ver se o cavalo está com cólicas ou não. Se for esse o caso, pode então intervir rapidamente, ou seja, informar o veterinário, levantar o cavalo e fazê-lo andar enquanto espera pelo profissional de saúde. Graças ao Coho, a cólica terá sido detectada graças ao comportamento anormal associado e tratada rapidamente pelo veterinário, evitando possíveis complicações se tivesse sido detectada apenas de madrugada.
Consultas veterinárias, despesas de deslocação, medicamentos… todos os cuidados que podem aumentar rapidamente e que podem ser cobertos pela sua apólice de seguro com a Cheval Assur !
Com ou sem franquia, a maioria ou a totalidade dos seus sinistros veterinários podem ser cobertos. Cabe-lhe a si adaptar o seu contrato às suas necessidades e ao seu orçamento.
Viajar sem stress
Outra grande preocupação dos proprietários de equídeos é a segurança do seu cavalo quando viajam para competições ou para outros locais.
O transporte pode ser uma fonte de preocupação tanto para o cavalo como para o seu proprietário. Para uma viagem sem problemas, as características de segurança das carrinhas carrinhas Cheval Liberté como os travões, a suspensão, as rodas e os acessórios são aprovados e constantemente verificados. As carrinhas Cheval Liberté receberam a aprovação europeia. Têm uma garantia de 2 anos para peças e mão de obra e uma garantia de 5 anos para as placas e paredes de alumínio.
Existem também acessórios que pode adicionar à sua carrinha para ajudar a gerir cavalos difíceis durante o transporte. Por exemplo, pode adicionar separadores de cabeça para evitar que dois cavalos entrem em contacto um com o outro durante o transporte, ou um portão de potro para evitar que os cavalos jovens fiquem de pé ou saltem sobre o convés traseiro.
Finalmente, uma câmara de carrinha ajudá-lo-á a controlar o estado e o comportamento dos seus cavalos durante o transporte. Pode então parar ao mais pequeno indício de comportamento anormal.
Quer fazer-se à estrada com paz de espírito? Pode ficar descansado se subscrever um seguro de transporte. O seu objetivo é segurar o conteúdo da sua carrinha ou camião, ou seja, o(s) cavalo(s) transportado(s), em caso de incêndio ou acidente. As despesas veterinárias, a morte, a inaptidão e o roubo do cavalo, o reembolso das despesas de participação em concursos e os danos causados à selaria estão incluídos na cobertura de base do contrato.
A cobertura facultativa abrange os acessórios interiores da carrinha, os danos causados ao sulky ou ao veículo de tração animal, bem como as despesas de reboque/repatriamento da carrinha e dos cavalos.
Se os cavalos forem transportados com regularidade, será mais adequado um contrato anual. Por outro lado, se for ocasional, Cheval Assur propõe contratos temporários por períodos de 24 horas, 48 horas, 72 horas e 7 dias.
Tanto em competição como em casa, uma porta de estábulo mal fechada (ou aberta por um cavalo particularmente esperto) pode ter consequências graves, especialmente se não existirem cercas para reter o cavalo, que pode, em alguns casos, vaguear e acabar na estrada, por exemplo! E quanto às intrusões? Há muitos cenários perigosos: uma pessoa mal intencionada que pode ferir o cavalo (ou dopá-lo, por exemplo, numa competição), ou uma pessoa ignorante que não quer fazer mal… Também aqui Coho oferece uma solução que vai para além da “caixa sob videovigilância” e é particularmente dissuasiva. A câmara Coho permite-lhe proteger a sua caixa tanto em casa como em viagem. Neste caso, a câmara é instalada e utilizada numa caixa de competição amovível e é alimentada por uma bateria. Assim, pode ficar descansado, seja qual for a ocasião.
Seja no estábulo ou em competição: para além de detetar comportamentos anormais, a Inteligência Artificial da câmara também é capaz de detetar a presença humana e alertar o proprietário. O mesmo se aplica à abertura da porta do cubículo: graças a um pequeno sensor colocado na porta, a câmara pode ver o estado da porta em qualquer altura. Grava um vídeo de alguns segundos quando a porta é aberta e uma fotografia quando é fechada, para além de notificar o proprietário se este assim o desejar.
Se o seu cavalo fugir do estábulo e causar danos a terceiros, será responsabilizado. Aconselhamo-lo a verificar se dispõe de cobertura de responsabilidade civil para este tipo de situações.
E porque comprar um cavalo é um investimento substancial, na Cheval Assur o roubo e a morte do animal equino são as garantias básicas da apólice “Multirrisco Equino”. apólice de seguro equino abrangente . Isto permite-lhe recuperar o custo total da sua compra.
Estas diferentes soluções e produtos ajudá-lo-ão a receber o seu companheiro equino com total tranquilidade e a desfrutar da experiência única de ser proprietário de um equídeo!